Naruto Portugal - O Melhor de Naruto em Português
Bem-vindo ao Naruto Portugal, onde o mundo ninja se abre para ti! Para teres acesso completo ao conteúdo do fórum, deves fazer Login ou Registar-te. Vem descobrir todos os segredos e fazer parte da melhor comunidade portuguesa!

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? 80x15
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. A utilização de conteúdos não é autorizada.
Naruto Portugal - O Melhor de Naruto em Português
Bem-vindo ao Naruto Portugal, onde o mundo ninja se abre para ti! Para teres acesso completo ao conteúdo do fórum, deves fazer Login ou Registar-te. Vem descobrir todos os segredos e fazer parte da melhor comunidade portuguesa!

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? 80x15
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. A utilização de conteúdos não é autorizada.
Naruto Portugal - O Melhor de Naruto em Português
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
GaleriaInícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

Compartilhe | 
 

 Qual é a tua área de estudos do ensino superior?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte

Qual é a tua área de estudos do ensino superior?
Área de Ciências
Qual é a tua área de estudos do ensino superior? 14b107n8%Qual é a tua área de estudos do ensino superior? 2cx6rlw
 8% [ 1 ]
Área de Saúde
Qual é a tua área de estudos do ensino superior? 14b107n23%Qual é a tua área de estudos do ensino superior? 2cx6rlw
 23% [ 3 ]
Área de Tecnologias
Qual é a tua área de estudos do ensino superior? 14b107n15%Qual é a tua área de estudos do ensino superior? 2cx6rlw
 15% [ 2 ]
Áreas de Agricultura e Recursos Naturais
Qual é a tua área de estudos do ensino superior? 14b107n0%Qual é a tua área de estudos do ensino superior? 2cx6rlw
 0% [ 0 ]
Áreas de Arquitectura, Artes Plásticas e Design
Qual é a tua área de estudos do ensino superior? 14b107n23%Qual é a tua área de estudos do ensino superior? 2cx6rlw
 23% [ 3 ]
Áreas de Ciências da Educação e Formação de Professores
Qual é a tua área de estudos do ensino superior? 14b107n0%Qual é a tua área de estudos do ensino superior? 2cx6rlw
 0% [ 0 ]
Áreas de Direito, Ciências Sociais e Serviços
Qual é a tua área de estudos do ensino superior? 14b107n0%Qual é a tua área de estudos do ensino superior? 2cx6rlw
 0% [ 0 ]
Áreas de Economia, Gestão e Contabilidade
Qual é a tua área de estudos do ensino superior? 14b107n8%Qual é a tua área de estudos do ensino superior? 2cx6rlw
 8% [ 1 ]
Áreas de Humanidades, Secretariado e Tradução
Qual é a tua área de estudos do ensino superior? 14b107n23%Qual é a tua área de estudos do ensino superior? 2cx6rlw
 23% [ 3 ]
Educação Física, Desporto e Artes do Espectáculo
Qual é a tua área de estudos do ensino superior? 14b107n0%Qual é a tua área de estudos do ensino superior? 2cx6rlw
 0% [ 0 ]
Total de votos : 13
 

AutorMensagem
Shibiusa
Administradora
Administradora
Shibiusa


Feminino
Título : Membro Lendário
Número de Mensagens : 6633
Idade : 32
Localização : Somewhere only we know
Data de inscrição : 20/10/2007

Respeito às regras : 100%
Ryos : 11228

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeSeg Jan 10, 2011 1:36 pm

Como disse, o pessoal que estuda ou estudou no ensino superior (universidades e afins) terá aqui o seu tópico para dizer o seu curso. Infelizmente, como a variedade de cursos é enorme, vou colocar apenas a área de acordo com o Índice de Cursos da DGES: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Procurem o vosso curso e votem. ^^
Podem justificar a escolha desta área, pedir opiniões, etc, de modo a incentivar a discussão. ^^
Atenção que o pessoal que ainda não chegou ao ensino superior não pode votar. No entanto, podem dizer aqui quais são as vossas ideias para o futuro se estiverem interessados em enveredar por este ensino. ^^

Bem, eu estudo dentro da área da Saúde, mais especificamente, no curso de Terapia Ocupacional. Curso lindo, mesmo. Razz


Última edição por Shibiusa em Seg Jan 10, 2011 2:23 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://bleachportugal.forumeiros.com/
OmniSlash
Moderador
Moderador
OmniSlash


Masculino
Número de Mensagens : 8634
Idade : 29
Localização : Lisboa, Portugal
Data de inscrição : 26/03/2009

Respeito às regras : 100%
Ryos : 12559

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeSeg Jan 10, 2011 1:56 pm

Não ando na fac so none of them.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?ref=profile&
Azumi
Moderadora
Moderadora
Azumi


Feminino
Título : Vaquila Ivone Consuela, a Terrivel Vaca Louca que Ri Light Dudazilla MUU
Número de Mensagens : 4378
Idade : 31
Localização : Somewhere
Hobbies : Muitos x)
Data de inscrição : 26/08/2008

Respeito às regras : 100%
Ryos : 8014

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeSeg Jan 10, 2011 2:01 pm

Bem, eu estou na área de Ciências, no curso de Geologia, mas este ano vou tentar mudar para o curso de Biologia, que é o que quero realmente seguir.
Ir para o topo Ir para baixo
Lady
Moderadora
Moderadora
Lady


Feminino
Título : Killa Tópicos
Número de Mensagens : 2786
Idade : 37
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 26/03/2009

Respeito às regras : 100%
Ryos : 7372

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeSeg Jan 10, 2011 2:07 pm

A minha Licenciatura é em Antropologia (sim, essa doença tropical perigosíssima Razz) que é um curso da área das Ciências Sociais e Humanas, portanto é um misto entre Áreas de Humanidades, Secretariado e Tradução e Áreas de Direito, Ciências Sociais e Serviços.
Ir para o topo Ir para baixo
wreston
Tsuchikage
Tsuchikage
wreston


Masculino
Número de Mensagens : 5645
Idade : 32
Localização : sei la...deve ser no andar de cima
Hobbies : isto (este forum) nao é de certeza XDD
Data de inscrição : 15/01/2009

Respeito às regras : 100%
Ryos : 9387

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeSeg Jan 10, 2011 2:11 pm

Eu estou neste momento numa fase de transição que ainda não está confirmada...por isso não voto ...por enquanto não ..
Ir para o topo Ir para baixo
http://kifer21.hi5.com
Shibiusa
Administradora
Administradora
Shibiusa


Feminino
Título : Membro Lendário
Número de Mensagens : 6633
Idade : 32
Localização : Somewhere only we know
Data de inscrição : 20/10/2007

Respeito às regras : 100%
Ryos : 11228

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeSeg Jan 10, 2011 2:26 pm

Lady escreveu:
A minha Licenciatura é em Antropologia (sim, essa doença tropical perigosíssima Razz) que é um curso da área das Ciências Sociais e Humanas, portanto é um misto entre Áreas de Humanidades, Secretariado e Tradução e Áreas de Direito, Ciências Sociais e Serviços.
Segundo o site da DGES, o teu curso está na Área de Direito, Ciências Sociais e Serviços. Mas pronto, isso é a DGES. xD
Ir para o topo Ir para baixo
http://bleachportugal.forumeiros.com/
Lady
Moderadora
Moderadora
Lady


Feminino
Título : Killa Tópicos
Número de Mensagens : 2786
Idade : 37
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 26/03/2009

Respeito às regras : 100%
Ryos : 7372

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeSeg Jan 10, 2011 2:29 pm

Shibiusa escreveu:
Segundo o site da DGES, o teu curso está na Área de Direito, Ciências Sociais e Serviços. Mas pronto, isso é a DGES. xD

O que é que eles percebem disso? Nada! Se fosse como eles dizem a minha Faculdade não se podia chamar Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Azumi
Moderadora
Moderadora
Azumi


Feminino
Título : Vaquila Ivone Consuela, a Terrivel Vaca Louca que Ri Light Dudazilla MUU
Número de Mensagens : 4378
Idade : 31
Localização : Somewhere
Hobbies : Muitos x)
Data de inscrição : 26/08/2008

Respeito às regras : 100%
Ryos : 8014

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeSeg Jan 10, 2011 4:48 pm

Bem.. cá vai a minha explicação de ter escolhido Geologia.
Eu na verdade sempre gostei de animais e sempre estive numa de ir para medicina veterinária, mas não tinha média então virei-me para Biologia mas não cheguei a entrar -.-' Então em 2ª fase entrei em geologia (que também gosto), porque assim é mais fácil de fazer transferência de curso, porque já estou dentro da faculdade.
Ir para o topo Ir para baixo
Kakashi
Administrador
Administrador
Kakashi


Masculino
Título : Membro Lendário
Número de Mensagens : 9584
Idade : 32
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 17/06/2007

Respeito às regras : 100%
Ryos : 12047

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeSeg Jan 10, 2011 5:46 pm

Me, área das tecnologias, audiovisual e multimédia
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.naruto-portugal.forumeiro.com
Snow Leopard
Oinin
Oinin
Snow Leopard


Masculino
Número de Mensagens : 645
Idade : 33
Localização : Pechão, Olhão, Portugal
Hobbies : Estudar... (é mesmo um passa-tempo!)
Data de inscrição : 16/07/2010

Respeito às regras : 100%
Ryos : 5326

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeTer Jan 11, 2011 5:49 pm

Lady escreveu:
A minha Licenciatura é em Antropologia (sim, essa doença tropical perigosíssima Razz) que é um curso da área das Ciências Sociais e Humanas, portanto é um misto entre Áreas de Humanidades, Secretariado e Tradução e Áreas de Direito, Ciências Sociais e Serviços.

O meu curso insere-se na mesma área que tu, portanto, um misto <.<
Frequento o curso de Licenciatura em Arqueologia *.*

Votei Humanidades, porque gosto mais u_u

A minha faculdade é a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, e estou no Departamento de História, Arqueologia e Património xD
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.bleachportugalrpg.com/forum.htm
Shibiusa
Administradora
Administradora
Shibiusa


Feminino
Título : Membro Lendário
Número de Mensagens : 6633
Idade : 32
Localização : Somewhere only we know
Data de inscrição : 20/10/2007

Respeito às regras : 100%
Ryos : 11228

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeDom Jan 16, 2011 2:19 am

Justificando o meu curso (Terapia Ocupacional):
Citação :
Por acaso, o motivo para querer seguir esta área foi graças ao meu primo mais novo, que tem 3 anos. Ele nasceu com paralisia cerebral graças ao médico que lhe fez o parto (ou que se recusava a fazer o parto, porque, segundo ele, febre e tensão alta é perfeitamente normal numa grávida depois de lhe terem rebentado as águas -.-). Um bebé tão lindo e com paralisia cerebral. A minha família sofreu imenso por causa disto. Tivemos imensos problemas familiares desde que o pequenino nasceu (até o próprio pai o rejeitou). Era o sorriso dele (que não é um sorriso normal, mas é como ele sabe) que nos alegrava o dia. Então jurei para mim mesma que o ia manter. O dele e o de toda a gente que tenha este tipo de problemas e sofre por causa da patologia que tem. Eu acho que é uma excelente motivação para querer seguir algo assim. ^^
Até ao 10º ano, queria biologia. Estava fascinada pela área das ciências. Depois a minha experiência pessoal acima fez-me mudar de opinião. Queria ser útil, queria fazer os outros felizes para eu própria também ser feliz com isso. Um traço da minha personalidade é mesmo este de ser feliz se conseguir fazer os outros felizes. Vai ser o sorriso das pessoas e a sua melhoria que vai determinar o meu sucesso. Determinada para o conseguir estou de certeza. Agora vamos ver se consigo alcançar este meu sonho. Já lá vai um ano e meio, faltam mais dois e meio para me iniciar na vida profissional. ^^
Ir para o topo Ir para baixo
http://bleachportugal.forumeiros.com/
Shibiusa
Administradora
Administradora
Shibiusa


Feminino
Título : Membro Lendário
Número de Mensagens : 6633
Idade : 32
Localização : Somewhere only we know
Data de inscrição : 20/10/2007

Respeito às regras : 100%
Ryos : 11228

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeQui Set 08, 2011 3:39 pm

Eu e a Azumi andávamos a falar... E ficamos curiosas porque ninguém se manifestou... Oh pessoal do fórum que vai agora para a faculdade, para que curso vão? xD
Ir para o topo Ir para baixo
http://bleachportugal.forumeiros.com/
OmniSlash
Moderador
Moderador
OmniSlash


Masculino
Número de Mensagens : 8634
Idade : 29
Localização : Lisboa, Portugal
Data de inscrição : 26/03/2009

Respeito às regras : 100%
Ryos : 12559

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeQui Set 08, 2011 4:10 pm

A anna nao vai xD a filipa nem percebi xD a inês tambem não hum
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?ref=profile&amp;amp;amp;
Azumi
Moderadora
Moderadora
Azumi


Feminino
Título : Vaquila Ivone Consuela, a Terrivel Vaca Louca que Ri Light Dudazilla MUU
Número de Mensagens : 4378
Idade : 31
Localização : Somewhere
Hobbies : Muitos x)
Data de inscrição : 26/08/2008

Respeito às regras : 100%
Ryos : 8014

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeQui Set 08, 2011 5:33 pm

Isso já nós sabemos xD e a Ines vai. Vai para a faculdade de Letras em Lisboa. Só não me lembro do nome do curso para onde ela vai.
Ir para o topo Ir para baixo
JoanaPADJ
Nukenin
Nukenin
JoanaPADJ


Feminino
Número de Mensagens : 1230
Idade : 33
Localização : Algures por aí...
Hobbies : Boss na The Dark Combo
Data de inscrição : 14/02/2011

Respeito às regras : 100%
Ryos : 5320

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeQui Set 08, 2011 6:15 pm

Bem, eu cá estou na área da Saúde, mais precisamente em medicina. Eu queria seguir este curso... desde que me lembro! Sempre quis medicina (tive aquelas alturas, tipo 2 dias, em que queria ser biologa marinha, mas isso tinha eu uns cinco anos! xD). Tal como a Shibi, eu quero ajudar as pessoas para me sentir bem e realizada. De certo modo, quero que a minha passagem pelo mundo não seja esquecida. Quero contribuir de algum modo para a felicidade de alguém (chamem-lhe egoismo, o que quiserem... mas sinceramente é assim que me sinto ^^). Para além disso, ainda há a questão de o corpo humano me fascinar. Sabemos tanto sobre o mundo, mas o cerebro humano é um misterio enorme. Os mecanismos que permitem que o nosso corpo funcione são.... fabulosos.
Neste momento, passei para o 3º ano e até agora estou a adorar, apesar das dificuldades.

Não costumo falar muito sobre o meu curso, porque sinceramente... (e isto é verdade, já comprovei, infelizmente), há pessoas que se comportam de maneira diferente a partir do momento que sabem qual é o meu curso... e eu detesto gente hipocrita. -.-
Ir para o topo Ir para baixo
Kakashi
Administrador
Administrador
Kakashi


Masculino
Título : Membro Lendário
Número de Mensagens : 9584
Idade : 32
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 17/06/2007

Respeito às regras : 100%
Ryos : 12047

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeQui Set 08, 2011 7:16 pm

eu mantenho-me na área das tecnologias, mas numa escola de comunicação social
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.naruto-portugal.forumeiro.com
JoanaPADJ
Nukenin
Nukenin
JoanaPADJ


Feminino
Número de Mensagens : 1230
Idade : 33
Localização : Algures por aí...
Hobbies : Boss na The Dark Combo
Data de inscrição : 14/02/2011

Respeito às regras : 100%
Ryos : 5320

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeQui Set 08, 2011 7:42 pm

Há aqui alguém que esteja a estudar na Covilhã ou em braga? ^^
Ir para o topo Ir para baixo
serpa10
Chuunin
Chuunin
serpa10


Masculino
Número de Mensagens : 199
Idade : 32
Localização : Vagueando no Mundo
Data de inscrição : 26/08/2010

Respeito às regras : 100%
Ryos : 5125

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeQui Set 08, 2011 10:31 pm

Bem, eu encontro-me na área de Saúde, mais propriamente em Ciências Biomédicas na Universidade de Aveiro. :8Dglasses:

A minha justificação para esta escolha....ser um curso multidisciplinar e multifacetado, (cadeiras desde Anatomia, Fisiologia, Farmácia, Biotecnologia, Genética...) e que te dá as bases para seguir num mestrado de qualquer área da saúde.
Além de que na UA, o método de ensino é engraçado, é PBL (Problem Basic Learning) :*..*:

E sim, também gostava de saber, das pessoas que vão entrar este ano na Universidade, quais os cursos que escolheram :mustache:
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.blazerscans.wordpress.com
Shibiusa
Administradora
Administradora
Shibiusa


Feminino
Título : Membro Lendário
Número de Mensagens : 6633
Idade : 32
Localização : Somewhere only we know
Data de inscrição : 20/10/2007

Respeito às regras : 100%
Ryos : 11228

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeQui Set 08, 2011 10:46 pm

serpa10 escreveu:
Além de que na UA, o método de ensino é engraçado, é PBL (Problem Basic Learning) :*..*:
Podes explicar-me em que consiste exactamente o PBL? Sei que o curso de Terapia Ocupacional na ESTSP tem (ao contrário da minha faculdade) e caloiros e possíveis interessados no curso perguntam-me imensas vezes como é, se é muito difícil e assim. E eu nunca sei explicar xD
Ir para o topo Ir para baixo
http://bleachportugal.forumeiros.com/
serpa10
Chuunin
Chuunin
serpa10


Masculino
Número de Mensagens : 199
Idade : 32
Localização : Vagueando no Mundo
Data de inscrição : 26/08/2010

Respeito às regras : 100%
Ryos : 5125

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeQui Set 08, 2011 11:25 pm

Shibiusa escreveu:
serpa10 escreveu:
Além de que na UA, o método de ensino é engraçado, é PBL (Problem Basic Learning) :*..*:
Podes explicar-me em que consiste exactamente o PBL? Sei que o curso de Terapia Ocupacional na ESTSP tem (ao contrário da minha faculdade) e caloiros e possíveis interessados no curso perguntam-me imensas vezes como é, se é muito difícil e assim. E eu nunca sei explicar xD

Explicar também não vai ser muito fácil...mas vou tentar...

É assim...tenho aulas no formato PBL. Ou seja, não tenho as aulas tipicamente normais, dadas em salas com professores a explicar a matéria. Em vez disso, os alunos são divididos em grupos, e vão para uma sala com um tutor (professor encarregue do grupo).

Agora por exemplo: Eu tenho a cadeira de Fisiologia que é dada em PBL. Ou seja, todas as segundas feiras dão-nos um texto da área de Fisiologia que devemos estudar, e dentro do grupo temos que debater e analisar esse texto, e no fim elaborar perguntas sobre esse tema que queremos que sejam respondidas. Depois, temos até quinta-feira para responder as perguntas que nós fizemos.
Desta forma, os alunos ganham mais autonomia para estudar, sem recorrerem tanto aos professores (se bem que se tivermos duvidas eles estão sempre lá para ajudar) e a matéria é dada na mesma. É por isso que é Aprendizagem com Base em Problemas.

Não sei se consegui explicar bem, mas se tiveres alguma dúvida pergunta que eu tentarei responder de alguma forma Very Happy

Mas só tenho algumas cadeiras assim. Tb tenho aulas normais Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.blazerscans.wordpress.com
Shibiusa
Administradora
Administradora
Shibiusa


Feminino
Título : Membro Lendário
Número de Mensagens : 6633
Idade : 32
Localização : Somewhere only we know
Data de inscrição : 20/10/2007

Respeito às regras : 100%
Ryos : 11228

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeSex Set 09, 2011 12:07 am

Ah, percebo! Fazer algumas aulas assim na minha faculdade era capaz de ser interessante. Aliás, em qualquer faculdade. Algumas cadeiras não, claro, seria completamente impossível (tipo anatomia. Aquilo é decorar e that's it. Não tens muito que questionar...). Mas com esse tipo de ensino conseguem adquirir os mesmos conhecimentos que uma pessoa que esteja em aulas normais? Admito que ganham autonomia, espírito crítico e tal, algo que é bastante importante para que se possa ser um bom empreendedor. Mas os textos fornecidos podem não abranger toda a matéria que seja importante reter para o futuro e podem ser necessárias aulas normais (pelo menos, tenho a certeza que na minha área acontece isto. Ainda não há assim tanta coisa como para medicina ou outra área já existente há décadas, apesar de ser uma área em crescimento). Isto dito por um pessoa completamente leiga no assunto e que apenas tem aulas normais. xD
Ir para o topo Ir para baixo
http://bleachportugal.forumeiros.com/
serpa10
Chuunin
Chuunin
serpa10


Masculino
Número de Mensagens : 199
Idade : 32
Localização : Vagueando no Mundo
Data de inscrição : 26/08/2010

Respeito às regras : 100%
Ryos : 5125

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeSex Set 09, 2011 10:10 am

Shibiusa escreveu:
Ah, percebo! Fazer algumas aulas assim na minha faculdade era capaz de ser interessante. Aliás, em qualquer faculdade. Algumas cadeiras não, claro, seria completamente impossível (tipo anatomia. Aquilo é decorar e that's it. Não tens muito que questionar...). Mas com esse tipo de ensino conseguem adquirir os mesmos conhecimentos que uma pessoa que esteja em aulas normais? Admito que ganham autonomia, espírito crítico e tal, algo que é bastante importante para que se possa ser um bom empreendedor. Mas os textos fornecidos podem não abranger toda a matéria que seja importante reter para o futuro e podem ser necessárias aulas normais (pelo menos, tenho a certeza que na minha área acontece isto. Ainda não há assim tanta coisa como para medicina ou outra área já existente há décadas, apesar de ser uma área em crescimento). Isto dito por um pessoa completamente leiga no assunto e que apenas tem aulas normais. xD

É para isso que temos o tutor...se ele vir que estamos a afastar do assunto pretendido, ele avisa-nos. E por muito limitado que seja o texto, o objectivo é fazer perguntas sobre o tema geral do texto.

Ex: Eu tive um texto de um homem que tinha osteoporose. O objectivo era falarmos sobre o sistema esquelético: quais os ossos do corpo, como ocorre o seu crescimento, a sua regeneração, tipos de ossos, e também sobre as patologias relacionadas ao sistema esquelético. Por isso, por muito limitado que o texto seja, nós aprendemos mais quanto mais nos aprofundarmos no assunto e debatermos na sala Smile
E é para isso que serve o trabalho autonomo...cada um estuda o que puder...se queres só ter as noções, estudas só as noções...se queres aprofundar-te mais, estudas mais...depois no fim, dão-nos os objectivos que tinhamos que cumprir e que vão sair no exame Smile

Bem, estive a procurar na net ontem, e descobri um texto que explica um pouco melhor Smile

"Sequencias do Método de PBL

O PBL normalmente segue uma sequência lógica, mais ou menos normalizada:

1) Apresentar o problema
2) Analisar o problema com o nível de conhecimentos existente e criar possíveis hipóteses de trabalho
3) Definir áreas em que é necessária mais informação
4) Dividir tarefas por pequenos grupos para que a pesquisa de mais informação seja mais e melhor
5) Discutir em grupo os resultados das pesquisas
6) Se necessário, reiniciam-se os ciclos 3) a 5)

Vantagens fundamentais do método

1) Potencia a motivação dos alunos na aprendizagem
2) Possibilita o estudo de matérias relevantes
3) Possibilita a criação de pensamento crítico e criativo nos alunos
4) Possibilita a participação e decisão dos alunos sobre o seu processo de aprendizagem
5) Estudo de situações reais úteis para o futuro profissional dos alunos
6) Cria capacidade de análise, decisão, delegação e trabalho em grupo nos alunos

A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é um método de aprendizagem em que os estudantes se deparam inicialmente com um problema, o qual é sucedido por uma investigação em um processo de aprendizagem centrada no estudante. Ambos, conteúdo e processo de aprendizagem, são enfatizados no ABP.

Incontestável, em ABP, é que o problema vem primeiro sem leituras prévias, aulas expositivas, ou pesquisa, servindo como um incentivo para a necessidade de conhecer. Tipicamente, cinco a oito estudantes trabalham de forma cooperativa em um grupo (de tutória), junto com um ou mais professores facilitadores (tutores) para identificar e definir problemas decorrentes, desenvolver hipóteses para explicar o(s) problema(s), e explorar os conhecimentos preexistentes relevantes aos assuntos.
Os estudantes estabelecem e exploram o que já conhecem e o que necessitam aprender de forma a progredir no entendimento do(s) problema(s). Os elementos chave do ABP são a formulação de questões que podem ser exploradas e respondidas através da investigação sistemática e auto-dirigida e o teste e a revisão das hipóteses, pela aplicação dos conhecimentos recentemente adquiridos. Essenciais ao processo são a discussão activa, a análise dos problemas, das hipóteses, dos mecanismos e dos tópicos de aprendizagem, os quais capacitam os estudantes a adquirir e aplicar conhecimentos e a colocar em prática as habilidades de comunicação individual e do grupo, críticas para o ensino/aprendizagem.

Os problemas ou casos não podem ser resolvidos facilmente à primeira vista ou somente com as informações iniciais apresentadas. O caso é construído de forma que os estudantes explorem o que já sabem e evidenciem o que não sabem ou que não têm suficiente informação para decidir entre as hipóteses que eles mesmos desenvolveram e, como consequência, torna-se imperativa a necessidade de informações adicionais.
O tutor facilita e auxilia a aprendizagem sem ser a fonte primária de informações e sem contribuir directamente para a solução do problema. O processo de tutória é facilitado quando o tutor cria um ambiente de aprendizagem favorável em que os estudantes sentem-se livres para expressar suas incertezas sobre os temas relacionados ao caso e ao processo do grupo. O tutor ouve cuidadosamente, responde, e usa as perguntas para explorar e estimular o pensamento dos estudantes. Além disso, o tutor também auxilia o grupo a fixar padrões para aprofundar e ampliar o conhecimento, desenvolver habilidades de raciocínio, melhorar as habilidades de comunicação, adoptar comportamentos e atitudes profissionais, bem como a desenvolver habilidades de auto-avaliação e de avaliação dos seus pares.

Os membros do grupo discutem, debatem, comparam e contrastam o que aprenderam. Esse processo de elaboração de informações auxilia na aprendizagem e na retenção dos conhecimentos. As informações recentemente adquiridas são aplicadas ao problema, as hipóteses são reavaliadas ou modificadas, e os mecanismos associados são analisados e sintetizados. Um papel chave para o tutor durante esse intercâmbio é o de ajudar os estudantes a construírem as pontes que conectam e ampliam os conhecimentos preexistentes com os novos conhecimentos, bem como o de facilitar a aplicação dos conhecimentos para a compreensão dos mecanismos relevantes do(s) problema(s). Essa forma de trabalho, por sua vez, leva a um maior número de questões, o que torna o processo interactivo."

Desculpa pelo longo texto :sadfrog:
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.blazerscans.wordpress.com
JoanaPADJ
Nukenin
Nukenin
JoanaPADJ


Feminino
Número de Mensagens : 1230
Idade : 33
Localização : Algures por aí...
Hobbies : Boss na The Dark Combo
Data de inscrição : 14/02/2011

Respeito às regras : 100%
Ryos : 5320

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeSex Set 09, 2011 2:32 pm

Bem, na Covilhã (e acho que em Braga acontece o mesmo, pelo menos na area de medicina) a nossa aprendizagem baseia-se em Auto-aprendizagem. Que vai dar mais ao menos à mesma coisa. Quanto aos restantes cursos, não faço ideia, porque não convivo muito com eles, visto que a minha fac é longe dos outros pólos que ficam mais no centro da cidade. A minha fica ao lado do hospital, mesmo à saida da Covilhã.
Anyway, as aulas tb se baseiam em grupos dividos por varias salas com um tutor, mas nós não temos suportes. Colocam na intranet os livros e pdfs que precisamos para um teste e nós temos que estudar aquilo tudo. Nas aulas estudamos essas coisas, fazemos apresentações e no geral, ensinamo-nos uns aos outros... claro que isto é a parte bonita, e na realidade o que acontece é que a maior parte do pessoal não presta atenção nenhuma. Pessoalmente, aprendo melhor se estudar por mim concentrada em casa, do que nas aulas. E os tutores estão lá para supervisionar e ajudar nas duvidas. Na realidade eles não esclarecem as duvidas... mas guiam-nos no sentido de entendermos por nós mesmos. Claro que alguns tutores realizam os seu trabalho melhor do que outros. Alguns só vão lá para passar o tempo. Para além disto, tenho exames de 2 em 2 semanas, o que acaba por ser muito desgastante, e no final de cada trimestre temos integrados, ou seja, um exame sobre toda a matéria que deste até então.
Ir para o topo Ir para baixo
serpa10
Chuunin
Chuunin
serpa10


Masculino
Número de Mensagens : 199
Idade : 32
Localização : Vagueando no Mundo
Data de inscrição : 26/08/2010

Respeito às regras : 100%
Ryos : 5125

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeSex Set 09, 2011 2:45 pm

Exames de 2 em 2 semanas? Tinha que me mentalizar um pouco para isso...eu no meu curso é só exames de matéria global, na época de exames...só de vez em quando é que temos frequências. :troll:

Eu acho que este ano as médias, no geral, vão manter-se ou descer...parece que os exames não correram muito bem, pelo que estive a perguntar... :8|:
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.blazerscans.wordpress.com
JoanaPADJ
Nukenin
Nukenin
JoanaPADJ


Feminino
Número de Mensagens : 1230
Idade : 33
Localização : Algures por aí...
Hobbies : Boss na The Dark Combo
Data de inscrição : 14/02/2011

Respeito às regras : 100%
Ryos : 5320

Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitimeSex Set 09, 2011 5:59 pm

Yaah... exames de 2 em 2 semanas é horrível. E ainda por cima vou ter Farmaco este ano... e toda a gente diz que é terrivel. Espero sobreviver a este ano! xD

Tenho uma colega que disse exatamente a mesma coisa. Que as médias possivelmente iriam descer. A ver vamos. Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Vide
MensagemAssunto: Re: Qual é a tua área de estudos do ensino superior?   Qual é a tua área de estudos do ensino superior? Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Qual é a tua área de estudos do ensino superior?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Naruto Portugal - O Melhor de Naruto em Português :: Vila de Konoha :: Discussão Geral-

1999 - 2012 © Naruto™ - Pertence a Masashi Kishimoto e a Studio Pierrot. - Todos os direitos reservados ®
2007-2012 © Naruto Portugal - O Melhor de Naruto em Português™ - Todos os direitos reservados ®

Política de Privacidade