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Uma imensa explosão deflagra em seis quarteirões de Empire City, arrasando tudo e todos no seu caminho. No centro da cratera deixada pela explosão, um único homem permanece miraculosamente ileso, dotado com super poderes.
Experimenta o que acontece quando uma pessoa real começa subitamente a desenvolver super poderes. Será que irás pensar em vingança ou em proteger os inocentes - ou talvez um pouco de cada? Estas são as situações que encontrarás ao jogares no interior de uma cidade orgânica viva e ricamente interactiva, um local onde as tuas acções criam reacções alargadas dos cidadãos e da paisagem à tua volta.
O inFamous permite-te desvendar um mistério envolvente, experimentar a fama e/ou a vergonha e combater poderosos e motivados vilões, ao mesmo tempo que te dá a sensação de te tornares num super-herói dos tempos modernos.
* Desfruta da liberdade máxima para soltares os fantásticos poderes e capacidades que formam e definem o mundo à tua volta. * Explora múltiplos poderes ao longo do jogo com variações ramificadas dependendo daquelas que pretenderes desenvolver * Torna-te num herói que as pessoas enchem de adulação ou escolhe o caminho oposto e faz com que fujam com medo só de te ver
Review Completa da Eurogamer
Spoiler:
inFAMOUS é indiscutivelmente um dos mais aguardados exclusivos Playstation 3 do ano e com ele muitos despertam para o talento da Sucker Punch. Conhecidos pela sua série Sly Cooper, têm aqui não só a sua estreia na consola de nova geração Sony, como também aquela que provavelmente é a maior oportunidade das suas carreiras rumo ao estrelato. Com todas as luzes da ribalta actualmente centradas naquilo que vão entregar e para quem já está familiarizado com os seus trabalhos, existem elementos que deixam confiança. Num género onde as debilidades são há muito conhecidas, a Sucker Punch dá-nos uma abordagem diferente que apenas pode ser comparada a raros e escassos exemplos.
inFAMOUS coloca-nos na pele de Cole, um simples mensageiro, que um dia sem saber, transporta uma bomba que lhe explode nas mãos. Perante todo o caos que se instala, Cole descobre que não morreu e ainda ganhou poderes à base da electricidade. No previsível suicídio da humanidade, que se assiste como consequência da anarquia que toma posse da cidade, Cole fica a saber que com grande poder vem grande responsabilidade, e escolhas vão ter que ser feitas. A explosão matou um elevado número de pessoas, deixou zonas da cidade, dividida em três ilhas, devastadas onde os normais gangues assumiram contornos de implacáveis máquinas de terror.
Depois do choque causado pela descoberta das novas habilidades, Cole adapta-se aos novos poderes, mas nada é tão simples quanto se pensa e o pensamento livre e irresponsável deixa de ser um direito seu quando é a única pessoa que pode decidir o destino de um sem número de vidas. Aqui reside um dos elementos base do jogo e um dos seus elementos únicos, o sistema de Karma. A Sucker Punch decidiu que o jogador deveria ter um papel activo e influente na cidade e no meio que o rodeia. Aqui as decisões são interactivas, no sentido em que as principais e mais fulcrais decisões ficam ao cargo do jogador e as consequências são nossas para digerir. Em momentos chave, iremos ser confrontados com decisões que não tem efeito apenas no momento mas sim na personalidade de Cole, no consequente desenvolvimento da história, personagens principais e na cidade. 'inFAMOUS' Screenshot 1
Cole é um simples cidadão que de um momento para o outro tem o destino de uma cidade inteira nas suas mãos.
Ser bonzinho ou mau, herói ou infame, vai depender da forma como actuamos e as nossas decisões alteram o aspecto físico de Cole e a cor dos seus poderes. Apesar da maioria dos poderes serem comuns aos dois lados do karma, alguns são específicos a um único. A Sucker Punch assegura que o jogador não seja o mauzinho quando convém ou apetece ao implementar elementos que aliciam o jogador a enveredar por determinado “caminho” do princípio ao fim para ganhar acesso completo a todos os poderes e para presenciar ao moldar da cidade às nossas decisões.
A ideia de um jogo decorrido num mundo aberto onde o personagem é dono de super-poderes, é uma ideia altamente aliciante e a Sucker Punch torna-a tão divertida quanto poderia ser. Cole tem vários poderes como lançar raios das mãos, criar escudos, enviar bolas de energia, entre outros. Tradicionalmente o herói de um jogo como este iria andar a correr de pistolas ou a conduzir veículos. Cole não pode usar armas, estas rebentam devido à electricidade no corpo, pelo mesmo motivo não pode nadar. Uma vez que Cole trabalhava a entregar encomendas de bicicleta e é bastante ágil, exibindo dotes a lembrar um praticante de parkour, o jogador usa os poderes e dotes de atleta de Cole para viajar pela cidade que rapidamente se torna numa espécie de recreio.
Tudo em inFAMOUS é tão fácil e intuitivo quanto divertido de fazer. Percorrer as ruas, saltar ou trepar pelos prédios é altamente simples, rápido, fluído e bem conseguido. Isto faz com que viajar pela cidade seja sempre muito agradável, pois mesmo a pé temos uma cidade cheia de vida que reage à nossa presença. Percorrer os telhados e trepar paredes ou objectos pode ser um apelo a corridas auto-impostas por momentos de maior adrenalina e entretenimento. O único senão são ocasionais momentos onde Cole não parece conseguir passar de um ponto para outro ao escalar uma parede ou quando vai para um lado que não queremos assumindo automaticamente que queremos mudar de lado, ao escalar um poste por exemplo, ao invés de simplesmente saltar na vertical. Algo que a prática vai-se encarregar de atenuar. 'inFAMOUS' Screenshot 2
Em sequências tipo banda desenhada vemos o desenrolar dos momentos mais importantes.
O sistema de combate é também ele muito divertido e intuitivo, reforçando o prazer de jogar este jogo. Recorrendo a um botão para apresentar a mira e assim colocar Cole em posição de combate, temos depois os restantes botões para os diversos ataques e para nos desviar-mos dos ataques inimigos. Os poderes especiais que vamos ganhando ao cumprir as missões de história usam a energia eléctrica de Cole, esta espécie de bateria ambulante deve então recorrer a qualquer objecto, como carros ou semáforos por exemplo, para recarregar a energia. Isto garante equilíbrio à experiência pois confere limites e regras a um personagem que poderia correr o risco de se tornar imensamente poderoso para permitir uma experiência desafiante.
A própria dificuldade do jogo deixa o equilíbrio manter-se, temos inimigos difíceis mas que com o crescer da nossa destreza e do rápido processo de domínio dos controlos se tornam mais acessíveis. Com o progredir do jogo estes vão-se tornando mais fortes e o próprio jogo avalia a nossa prestação, caso considere válido, altera o nível de dificuldade automaticamente. Mesmo assim podem cair um pouco na frustração face à para lá de apurada pontaria que os inimigos exibem e que no início do jogo nos derrotam frequentemente.
A maior valia de inFAMOUS é mesmo a forma como a Sucker Punch encarou o género e soube compreender as suas vantagens e debilidades. Um personagem com super-poderes num mundo aberto poderia facilmente tornar-se monótono, mas ao manter no jogador um objectivo e uma história interessante garante que só se não o quiser, tem sempre um objectivo em mente e um caminho a seguir. No entanto, a sensação de repetição é quase inevitável no género e mesmo sendo variável de jogador para jogador, é sempre uma ameaça à experiência. Também aqui a Sucker Punch conseguiu encontrar um equilíbrio pois não somos de forma alguma obrigados a cumprir missões que não queremos e a experiência é nossa de definir.
Mesmo que muitas missões se repitam ao longo do jogo, algumas de história pouco variam entre si e algumas secundárias invariavelmente vão dar ao mesmo mas com dificuldades diferentes, o gozo de usar os poderes de Cole é tanto que nos concentramos na diversão do momento e não queremos perder qualquer oportunidade para usar os poderes deste super-herói improvisado. Ao cumprir missões e ao eliminar inimigos ganhamos experiência que nos permite comprar melhoramentos para os nossos poderes, mantendo os combates frescos e interessantes pois ao adquirir esses melhoramentos também ganhamos novas formas de combater e potencialidades novas neste divertido recreio virtual. A forma como o jogo se consegue manter divertido a todo o tempo é um factor muito importante no combate contra a sensação de repetição e em muito contribuiu para a atenuar. 'inFAMOUS' Screenshot 3
Derrotanto inimigos ou cumprindo missões ganhamos pontos que nos permitem melhorar os nossos atributos e poderes.
As fraquezas, ou potenciais problemas, que geralmente afectam os mundos abertos não são estranhos a inFAMOUS e perante o tamanho o detalhe sofre. No entanto, problemas como o ligeiro e quase imperceptívelpop-in de partes do cenário, o aliasing e algumas zonas mais fracas dos cenários, não são problema suficiente para invalidar um jogo onde tudo decorre com garantida fluidez. Os personagens ostentam bom nível de detalhe e algumas partes do cenário conseguem surpreender em contraste com outras que nada impressionam mas no seu geral inFAMOUS é um título sólido e com uma atmosfera envolvente.
Nos recentes anos a Sony tem brindado os seus fãs com o que já se vai tornando uma exigência, a localização dos seus jogos para o nosso Português. Mesmo os que preferem o altamente competente trabalho original, os actores Portugueses conseguem um trabalho de belo efeito e tornam o jogo acessível a todos os públicos. Mesmo que algumas vozes possam soar familiares demais para permitir ao jogo agarrar uma personalidade para si, o resultado é mais uma vez satisfatório e a apresentação completa dos textos em Português é outra das mais valias. Seja qual for a língua que vão escolher para aventura, vão ter o acompanhamento de uma banda sonora de alta qualidade. Encaixando na perfeição no ambiente do jogo e na cidade, oferecem belos momentos especialmente em sequências específicas e alguns temas vão mesmo cativar a nossa atenção. 'inFAMOUS' Screenshot 4
O jogador vai ter que tomar decisões que afectam o Karma de cole e consequentemente as suas habilidades e a cidade.
Por esta altura já devem ter reparado que fiquei completamente rendido a inFAMOUS e o mérito é todo da Sucker Punch, especialmente na forma como a diversão originada pelo conjunto dos seus elementos definidores faz com que vença a batalha contra a repetição e contra os seus problemas. Numa aventura que pode ser terminada em cerca de 14 horas, várias foram as ocasiões onde a vontade de jogar só mais um bocadinho venceu. Passadas duas horas ainda se queria jogar mais um bocado e quando não se está a jogar, está-se a pensar em jogar. InFAMOUS é um desses tais jogos com esse tipo de efeitos, capta o jogador e prende-o até que o acabe. No entanto o fim é somente metade do caminho pois assim que terminado o jogo, comecei logo outro só para ver como seria com as escolhas opostas. Se quiserem completar tudo, a história é apenas cerca de 50% do jogo, temos os coleccionáveis para encontrar, as missões secundárias para cumprir e os melhoramentos para comprar, o que assegura mais de o dobro das horas para o jogo.
inFAMOUS é simplesmente um dos jogos mais divertidos que joguei nesta geração e provavelmente o jogo que mais me deu prazer jogar durante o actual ano. Se não o puderem comprar devem pelo menos pedi-lo emprestado pois com certeza vão-se divertir e muito. A Sucker Punch consegue um resultado equilibrado com belos argumentos para cativar o jogador e tanto Cole como a cidade e a sua história dão imenso gosto de conhecer.
Nota: 9/10
Video Review By IGN:
My Review
Eu estava com receio de adquirir este jogo, porque não me pareceu o meu estilo.. super poderes? humm gosto mais da realidade pura e dura! Mas enganei-me ^^ InFamous não só me surpreendeu pela positiva, como se tornou não só na segunda maior surpresa deste ano(para mim) como consegiu chegar ao pódio da minha lista de jogos favoritos. Em inFamous podem contar com um mundo de exploração livre, com 3 cidades disponiveis, com bastantes poderes e upgrades dos mesmos. Tem bastantes missões, tanto principais como secundárias, com uma grande variadade das mesmas, sendo dificil aborrecerem-se. Tem uma História muito boa, que vos capta desde o inicia, e vos faz 'escrevê-la' e vivê-la até ao fim! Em Infamous podem optar por ser um Héroi, ou um Vilão, dependentemente das decisões que tomam durante o vosso percurso, na qual o próprio jogo vos deixa tomar o vosso caminho, e da maneira como agem na cidade(por exemplo, ao passar por um pedestre doente, podem cura-lo ou podem simplesmente aniquilá-lo).Estas vossas acções, irá determinar o vosso Karma, que poderá ser bom, ou mau consequentemente. Resumindo, é um Must have! que vale cada cêntimo gasto nele. EU já o passei ao fim 2 vezes e tenho 100% de troféus
Minha Nota: 92 (de 0 a 100)
Espero que vos tenha sido útil ^^ e que tenham gostado. Se tiverem alguma dúvida, ou necessitarem de ajuda com algum troféu, não hesitem em contactar ou adicionar na PSN
uzumaki10
Elite Ninja
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Assunto: Re: inFamous Dom Jul 12, 2009 4:24 pm
Muito interessante ^^
OmniSlash
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Assunto: Re: inFamous Dom Jul 12, 2009 4:27 pm
Já tinha ouvido falar, até era para comprar mas prefiro comprar outros a este, até porque tenho o gta (que tem muita liberdade) e o star wars: the force unleashed (que dá para lançar raios e muitas outras coisas) xD Mas hei um dia de experimentar e se calhar comprar quando estive mais barato, até porque já tive a ver o principal rival, o prototype, e curti mais este xD
Fábio Tavares
Moderador
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Assunto: Re: inFamous Dom Jul 12, 2009 5:23 pm
Mas já o jogaste? é que o inFamous está melhor que o Prototype ^^
Em relação ao que disses-te xD o inFamous junta esses 2 jogos que referiste, a liberdade de GTA e alguns poderes do Star Wars xD
Bem, é um grande jogo ^^
U.Itachi
Chuunin
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Assunto: Re: inFamous Dom Jul 12, 2009 5:45 pm
Uhm...Vou exprimentar...Também tenho o GTA 4 quase todo passado graças ao meu irmão
UnleashedRinnegan
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Assunto: Re: inFamous Dom Jul 12, 2009 5:53 pm
Grande jogão , infelizmente , só pá 3
uzumaki10
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Assunto: Re: inFamous Dom Jul 12, 2009 5:55 pm
Falam bué bem do Prototype... Se esse o passou... WOW ^^
UnleashedRinnegan
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Assunto: Re: inFamous Dom Jul 12, 2009 5:56 pm
Eu ja joguei os 2 , mas preferi o inFamous , pelo menos foi o que eu achei xD
U.Itachi
Chuunin
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Assunto: Re: inFamous Dom Jul 12, 2009 5:56 pm
Eu mal ouvi falar do Prototype...Não sei quase nda sobre o jogo!Mas tambem não quero saber
uzumaki10
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Assunto: Re: inFamous Dom Jul 12, 2009 6:00 pm
Eu ouvi falar no Curto Circuito e o gajo falou bem dele ^^
Fábio Tavares
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Assunto: Re: inFamous Dom Jul 12, 2009 6:37 pm
O Prototype também está alto jogão. é extremamente violente e complexo Mas este supera-o ^^ em todos os outros aspectos
OmniSlash
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Assunto: Re: inFamous Dom Jul 12, 2009 6:50 pm
UnleashedRinnegan escreveu:
Grande jogão , infelizmente , só pá 3
A ps3 é que tem grandes jogos exclusivos xD E cada vez tem mais jogos exclusivos xD
Fábio Tavares
Moderador
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Assunto: Re: inFamous Dom Jul 12, 2009 6:55 pm
Calma Calma Calma Omni xD
A PS3 tem perdido grandes exclusivos queres tu dizer! Exemplos? Tekken 6; FF; MGS (pelos vistos vai ser só o Rising); etc etc
Mas no entanto, tem criado grandes exclusivos que quase nos fazem esquecer esses dissabores. Exemplos? Uncharted; Motorstorm; inFamous, Little Big Planet, Heavenly Sword etc Todos eles de alto nivel! Para além dos já habituais MGS, GT etc etc ^^ É óbvio que a Xbox também tem os seu spontos fortes, como Gears of War e Halo, mas para mim, são dispensáveis ^^
OmniSlash
Moderador
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Assunto: Re: inFamous Dom Jul 12, 2009 7:06 pm
Fábio Tavares escreveu:
Calma Calma Calma Omni xD
A PS3 tem perdido grandes exclusivos queres tu dizer! Exemplos? Tekken 6; FF; MGS (pelos vistos vai ser só o Rising); etc etc
Mas no entanto, tem criado grandes exclusivos que quase nos fazem esquecer esses dissabores. Exemplos? Uncharted; Motorstorm; inFamous, Little Big Planet, Heavenly Sword etc Todos eles de alto nivel! Para além dos já habituais MGS, GT etc etc ^^ É óbvio que a Xbox também tem os seu spontos fortes, como Gears of War e Halo, mas para mim, são dispensáveis ^^
Eu como nao gosto muito de jogos tipo Halo e isso nunca curti a xbox, e a mim interessam-me mais os exclusivos da ps3 (GT, Motorstorm, LBP, etc..), mas claro que tambem nao gostei quando a sony perdeu muitos dos seus exclusivos para a xbox e para a nintendo Mas pronto, desde que continuem a sair para a ps3, para mim é na boa xD
uzumaki10
Elite Ninja
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Assunto: Re: inFamous Dom Jul 12, 2009 7:11 pm
Exacto, a xbox não puxa assim tanto, para mim, PlayStation para sempre ^^
Mas é claro que há quem goste de xbox e só se tem é de respeitar
Fábio Tavares
Moderador
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Assunto: Re: inFamous Dom Jul 12, 2009 7:18 pm
(falem disto no outro Topic pá xD)
Epá a Xbox tem 2 vantagens... o preço, e a possibilidade de jogar jogos gravados, e por isso, várias pessoas fazem a sua opção. Claro que por trás está das empresas mais ricas do mundo, que gasta 50 milhões de euros por uns meses de avanço na DLC do GTA IV, que é patético
Fábio Tavares
Moderador
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Assunto: Re: inFamous Qui Jul 30, 2009 12:12 am
Noticia:
Sony Pictures quer fazer filme de inFamous Notícias
Segundo o site Holywood Reporter, a Sony Pictures está a negociar um acordo para ficar com os direitos sobre o videojogo inFamous e poder desenvolver a sua adaptação cinematográfica.
InFamous foi publicado pela Sony Computer Entertainment em exclusivo para a PS3 no passado mês de Maio, colocando-nos na pele de um super-herói com poderes eléctricos que deverá tomar decisões boas ou más afectando o seu karma.
Ao que tudo indica, e embora as negociações ainda não tenham terminado, a Sony Pictures já contratou o escritor Sheldon Turner para a elaboração do guião. Entre as obras de Turner estão o remake de The Longest Yard, Up in the Air e X-men Origins: Magneto.
Turner confessou que, "O que mais me entusiasmou em inFamous é que é o primeiro jogo que experimentei que tem uma grande ideia e um arco de personagens. Penso que é o futuro dos videojogos."
A produção vai estar a cargo de Avi Arad e Ari Arad, produtores do Incrível Hulk e de Iron Man. São também eles que estão a trabalhar na adaptação cinematográfica do jogo da Sony, Uncharted: Drake´s Fortune.
Fábio Tavares
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Assunto: Re: inFamous Ter Out 13, 2009 11:38 pm
InFamous 2 está a caminho?
InFamous foi lançado no final do mês de Maio deste ano, recebendo críticas bem positivas da imprensa especializada.
Quem adorou o primeiro jogo pode saltar de alegria, uma sequela parece estar mesmo em desenvolvimento.
Esta informação vem directamente do serviço Twitter do actor David Sullivan. "Hoje foi a primeira audição para a dobragem de voz de um videojogo. Re-casting de Cole na sequela de InFamous".
Como podem constatar, parece que a Sucker Punch vai substituir a voz que dava vida a Cole MacGrath, que estava a cargo do actor Jason Cottle.
Ficamos à espera de informações mais concretas e oficiais, estejam atentos.
OmniSlash
Moderador
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Assunto: Re: inFamous Qua Out 14, 2009 3:19 pm
Filme de infamous? É capaz de ser bom, se reformularem a historia de uma maneira da qual se perceba melhor (já que no jogo torna-se muito confusa) acho que é uma boa aposta ^^
Filme de uncharted: drake's fortune? Acho que nem preciso de dizer nada xD Vai ser um sucesso de bilheteiras Só espero é que o adaptem bem, já que o jogo é bem longo, e no filme, ou dura 4/5 horas ou entao cortam o que nao interessa e fica uma porcaria...
Infamous 2? Já estava à espera sinceramente xD Que venha, mas um para a colecção
Fábio Tavares
Moderador
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Assunto: Re: inFamous Qua Out 14, 2009 3:42 pm
São excelentes noticias pah xD Omni, diz me lá que parte do inFamous não percebeste que aqui o tio Fábio explica-te
Lady
Moderadora
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Assunto: Re: inFamous Qua Out 14, 2009 4:07 pm
Fábio Tavares escreveu:
São excelentes noticias pah xD Omni, diz me lá que parte do inFamous não percebeste que aqui o tio Fábio explica-te
Essa do tio Fábio matou-me toda! xD Ele não percebe a história porque nem sequer acabou o jogo! Logo vi que tinha de haver um inFamous2, da maneira que acaba o primeiro era obrigatório haver uma sequela. Filme de inFamous é que já não sei se será boa ideia... Depende do realizador e do estúdio que lhe pegar.
Espero que inFamous 2 saia depressa. Quero electrocutar mais uns tipos! xD
Fábio Tavares
Moderador
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Assunto: Re: inFamous Qua Out 14, 2009 4:11 pm
Ahhh, então é isso, é que no final é que percebes tudo xD parace que a tua irmã passou-o right? Bem, passa-me isso, pois vais te sentir gratificado por perceber a história!
Lady
Moderadora
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Assunto: Re: inFamous Qua Out 14, 2009 4:12 pm
Também já lhe disse isso. Só quando se acaba é que se percebe.
Passei-o todo tanto no lado "bom" como no "mau". Não resisti em ver as diferenças entre um e outro e por isso fiz os dois. Este jogo é super viciante! ^^
OmniSlash
Moderador
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Assunto: Re: inFamous Qua Out 14, 2009 5:17 pm
Eu tava a passa-lo nas ferias, mas depois começaram as aulas e larguei-o durante uns tempos...agora voltei para o uncharted, mas um dia ainda acabo o infamous, aquilo numa semana passa-se